Transição energética sustentável em foco no 10° Diálogo Brasil-Alemanha

Inspirado pelo tema central da rede DWIH “Inovações Sustentáveis”, a décima edição do Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), irá se concentrar no debate da transição para energias sustentáveis, pauta que tem ganhado força devido às mudanças climáticas e à crise de suprimento de energia na Europa.

O Diálogo “Sustainable Energy Transition” vai reunir pesquisadores, inovadores, representantes de empresas e gestão de políticas públicas dos dois países, por dois dias na semana de 15 a 19 maio de 2023, de forma presencial, em São Paulo. Os objetivos do tradicional encontro binacional são promover o intercâmbio de conhecimento científico, no estado da arte das pesquisas, além de reunir os especialistas para estimular a geração de novos projetos de pesquisa de forma colaborativa e a transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade, as empresas e a administração pública. 

O comitê científico do evento está trabalhando no conceito temático e na programação. Na coordenação, estão o gestor executivo do DWIH São Paulo, Marcio Weichert, e o professor Euclides de Mesquita Neto, assessor da Fapesp. Os membros do comitê são Aaron Praktiknjo, catedrático em economia de sistemas de energia no E.ON Energy Research Center da RWTH Aachen University; Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, docente associado do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP); e Jacques Marcovitch, professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e docente sênior no Instituto de Relações Internacionais da universidade. O comitê também conta com a colaboração do professor Jörg Franke, da Friedrich-Alexander-Universität de Erlangen-Nürnberg (FAU).