Recorde de inscritos em programa internacional da rede CORNET para PMEs

Ein Mann und eine Frau mit blauen Arbeitshelmen stehen in einem Gebäude mit Kuppeldach. © DAAD/Volker Lannert

Quatro representantes brasileiros se inscreveram na 30ª chamada para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

A Rede Cornet (Collective Research Network) anuncia recorde no número de inscrições em sua 30ª chamada internacional para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) destinada às Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Encerrado no último dia 30 de setembro, o programa recebeu 38 candidaturas, o que representa um aumento superior a 80% em relação à 29ª chamada.

Ao total, o programa recebeu quatro inscrições de consórcios de empresas brasileiras, outro recorde se comparado com as demais chamadas. O objetivo do programa é desenvolver parcerias entre PMEs em países atendidos pela rede com representantes da indústria alemã.

Os resultados da avaliação serão divulgados, no mais tardar, no início do ano que vem. Se todos as inscrições brasileiras forem confirmadas, estarão envolvidas no projeto 50 empresas dos dois países, sendo quase 40 PMEs, além de quatro instituições de pesquisa alemãs e oito brasileiras.

A gama de tópicos apresentados nas inscrições é ampla, varia de processamento de componentes de polímeros de fibra de carbono, cosméticos orgânicos às fibras funcionais e proteínas dietéticas em alimentos.

A rede Cornet é uma organização que financia projetos em 14 países e regiões e apoia Pequenas e Médias Empresas. A próxima chamada da rede terá início em dezembro de 2020 e terminará em 31 de março de 2021. Mais informações sobre o programa, em breve, nos meios de comunicação do DWIH São Paulo.